Identificação do Projeto
Projeto N.º POCI-03-3560-FSE-000558
Designação do Projeto| Formação-Ação para PME | Programa Dinamizar
Apoio no âmbito do Sistema de Incentivos|
Região de Intervenção| NUTS II Norte
Objetivo Principal| Reforçar a competitividade das PME
Data de Aprovação | 25-07-2019
Data de Inicio| 21-02-2020
Data de Fim| 30-06-2023
Entidade Promotora| ACP – Associação de Comerciantes do Porto
Custo Total Elegível| 442.856,25
Apoio Financeiro da União Europeia | 398.570,62
Objetivos:
Aumentar a qualificação específica dos trabalhadores em domínios relevantes para a estratégia de
inovação, internacionalização e modernização das empresas; aumentar as capacidades de gestão das
empresas para encetar processos de mudança e inovação e promover ações de dinamização e
sensibilização para a mudança e intercâmbio de boas práticas.
Síntese do Projeto
O Programa Dinamizar promovido pela Confederação de Comércio e Serviços de Portugal é um projeto
conjunto de formação-ação, enquadrado no Sistema de Incentivos às empresas no âmbito da Qualificação e
Internacionalização do COMPETE 2020.
Temática Aprovada

  • Temática: Economia digital
    Objetivo geral: Adaptar as empresas aos desafios promovidos pela digitalização da economia
    tornando-as mais eficientes e competitivas, quer através da introdução de tecnologias digitais nos seus modelos de negócio (recurso a sistemas de informação nos seus métodos de gestão, criação de canais de venda online, presença digital) quer através do aumento das competências digitais dos seus empresários e trabalhadores.
  • Linhas Orientadoras:
    Criar ou adequar os modelos de negócio com vista à integração da empresa na economia
    digital;
    Facilitar a transformação digital das empresas por forma a terem uma presença online;
    Melhorar processos de trabalho através do aumento da rapidez, precisão e eficácia das tarefas
    com recurso às TIC;
    Aumentar a literacia digital nas PME do setor;
    Organização da formação-ação;
    Ações a desenvolver;
    Noções gerais de literacia digital;
    Estratégias aplicadas a canais digitais nos modelos de negócio;
    Soluções de negócio ao nível do comércio eletrónico;
  • Utilização de plataformas web, redes sociais e dispositivos móveis na divulgação e promoção
    do negócio;
    Utilização do marketing digital na divulgação e promoção de bens e serviços;
    Utilização de soluções tecnológicas para comunicar com clientes e fornecedores;
    Utilização de soluções tecnológicas para melhoria de processos de gestão.
  • Temática: Gestão da inovação
    Objetivo geral: Reforçar a posição competitiva das PME e melhorar o seu desempenho ao nível de
    conhecimentos necessários para que as mesmas possam maximizar os benefícios no uso da gestão da inovação, através de abordagens e métodos, para criarem condições para uma maior competitividade no mercado.
    Linhas orientadoras: Sensibilizar para a importância da gestão de inovação no contexto atual,
    identificando novas oportunidades de negócio, com o intuito da utilização de conhecimentos de gestão da inovação que permitam realinhar a estratégia da empresa para a criação de valor.
    Entender a importância da gestão de inovação no contexto atual;
    Utilizar conhecimentos de gestão da inovação que permitam realinhar a estratégia da empresa
    para a criação de valor;
    Identificar novas oportunidades de negócio;
    Desenvolver ou adequar estratégias de inovação.
    Organização da formação-ação:
    Ações a desenvolver
    Noções gerais de gestão da inovação;
    Utilização de soluções inovadoras para melhoria de processos de gestão;
    As várias etapas do processo de inovação – antecipar o problema/desafio;
    Criação de soluções de inovação e de um plano de inovação face ao diagnóstico realizado
    (dimensão diagnosticada);
    Estudo de exemplos práticos e discussão.
    Resultados esperados:
    −40 Microempresas e PME apoiadas no programa Formação PME;
    −204 Trabalhadores apoiados em ações de formação em contexto o empresarial;
    −85% Dos Trabalhadores que se consideram mais aptos para a inovação e gestão após a frequência da formação;
    −90% Das Empresas que implementam planos de mudança organizacional associados à formação no total de empresas.
    Resultados atingidos A disponibilizar após a execução do projeto.